quinta-feira, 30 de abril de 2009

Icó, Veneza do Ceará







É muito decepcionante vermos uma cidade como Icó, tão abandonada, até parece que não temos administradores. E com as chuvas, acaba aumentando os problemas da cidade. Quando começa a chover, Icó vira Veneza, sem saneamento as águas procuram algum lugar para ir. Para quem não sabe, Veneza é uma cidade turística da Itália, famosa com seus canais cortados por pontes em forma de arco. Lá ou se percorre tudo a pé ou de ônibus fluvial, não circula carros e nem ônibus porque as ruas são tomadas por calçadas e água ao invés de terra, calçamento ou asfalto.

Como a cidade de Icó é plana e vem caindo fortes chuvas, moradores e comerciantes estão sendo prejudicados pelas águas que estão ivadindo casas e comércios da cidade e ao invés de andarem de carro, moto ou bicicletas, teriam que andar de iates, jetskis ou canoas, pois as ruas ficam intrafegáveis com tanta água. Mas eles estão colhendo os frutos dos ex(s) e do atual administrador que mais uma vez, vai se comprovando que erraram na escolha.
A população se perguta para onde foram as verbas que vieram para fazer o saneamento e o que o atual Prefeito fez até agora ou quando começará à trabalhar, pois, tem muito trabalho para fazer em Icó e o dinheiro vem, só falta interesse por parte da administração e também da população que se acomoda e não exigem trabalho por parte das autoridades eleitas.

E assim vamos empurrando com a barriga os problemas que não param de crescer em Icó. Temos que deixar esse fanatismo político, que só atrapalha o desenvolvimento dessa cidade histórica; só histórica, porque da maneira que está sendo administrada nesses últimos vinte e cinco anos, não passa disto! O início do desenvolvimento ainda vai demorar, quem sabe daqui a quatro anos, vamos torcer que não, que os atuais administradores ergam as mangas e comecem à trabalhar para o povo e que nas próximas eleições o povo reveja os seus conceitos e escolha os melhores para governar nossa cidade, deixando de dar importância à coisas tão banais como as cores de cada candidato (amarelo, verde, azul...) e dar importância ao crescimento e desenvolvimento de Icó. O primeiro passo poderia ser reivindicar para trazerem alguma indústria, um bom saneamento, um salário digno para os professores, um bom transporte escolar, ruas e estradas calçadas ou asfaltadas...

Temos tantas opções, mas se continuarmos pensando e agindo como a vinte, trinta anos atrás, o futuro de Icó será cada vez pior. Essas imagens serão somente o início do futuro que não queremos. Ou queremos ?

(Texto enviado por Tony Nascimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.