sábado, 4 de abril de 2009

QUEM JOGA BEM?

Um dia botei na cabeça que era jogador de futebol. Daí resolvi fundar um clube: TAMARINDO ESPORTE CLUBE.

O nome surgiu tendo em vista que nossas peladas eram realizadas debaixo dos seculares tamarindeiros, na Rua Desembargador José Bastos, onde nasci, cresci e vivo até os dias atuais. Aliás, o meu singelo escritório de advocacia, também fica instalado na Rua dos Tamarindeiros.

O nosso terno tinha as cores brancas e verdes, com bordado a mão, dos tamarindos, da lavra de Cleide Cândido.

Era só alegria.

Naquela época, não existia em nossa convivência, violência, drogas, inimizades e nada que desviasse o caminho da mais perfeita ordem legal.

Fui quarto zagueiro por grande período. Na verdade, era um péssimo jogador. Mais era entusiasta da equipe. Corria muito, tinha um chute forte. Somente!

Ademais, era dono da bola, do terno e, também, da Mercedes (caminhão) que conduzia o time para locais longínquos.

Por humildade, sempre reconheci minhas fragilidades. Então, resolvi deixar de jogar, para apenas ser o técnico. Nada mais.

Momentos bons aqueles.

Escalava o time e afirmava, em elogios, os que “jogavam bem”.

Jogar bem no futebol é ter classe, dominar a bola, fazer belos gols ou bons passes a terceiros (aos colegas). Inclusive, o bom jogador, é reconhecido pelo povão como ÍDOLO. É abraçado e amado.

Na política, inventaram de uns tempos pra cá, o bom jogador.

O que é o bom jogador da política?

É o que engana, mente, tira proveito dos ingênuos, rouba os cofres públicos, e na maioria das vezes, o que é sim é sempre não. O bom jogador da política, ao invés de ser preso, quase sempre se dá bem.

É o imbecil que acha que é esperto. Com papo de empresário de banda de última categoria, que vende gato por filé.

Semana passada, ouvi um famoso Deputado Estadual do Ceará, afirmar que certo político de Icó, “era astuto e jogava muito bem politicamente” (sic).

É a verdadeira inversão de valores. Improbo político ser chamado de astuto. Enganador e perna de pau ser chamado de “bom jogador”.

Que coisa triste!.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.