O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

domingo, 28 de junho de 2015

QUEM CONTA É O PADRE EMÉRITO DE ICÓ.



Padre José Augusto, nascido nos sertões do Cruzeirinho, distrito rural do município de Icó, recentemente completou 80(oitenta) anos de idade. Mesmo com muito entusiasmo, com saúde razoável, irreverente e língua solta, foi (ele) aconselhado pela Igreja Católica a se aposentar um pouco antes de seu desejo. O que causou muita chateação no vigário!

Simples, cheio de atitude, corajoso e homem do povo, restou ao padre suas histórias vivenciadas durante os seus 56 anos de sacerdócio, e, doravante, um espaço pra suas pregações na tricentenária Igreja do Monte.

Ocorre, que o padre José Augusto dos Pobres, como ele gosta de ser tratado, resolveu contar aos fiéis como foi tomada sua decisão de se tornar padre; sua chegada ao seminário; e sua primeira confissão com o bispo.

Conta ele, que após as formalidades de praxe, depois de alguns dias no seminário, foi chamado pelo Bispo pra uma conversa. A autoridade religiosa pediu que José Augusto contasse sua história, sua vida, seus desejos e sonhos.

Com a rudeza de sempre, embora com imenso coração, narrou que era agricultor; vaqueiro; que tirava o leite do dia-a-dia da família, que obedecia aos pais; que era temente a Deus, e, que tangeu boiadas e muitas criações durante anos, até que resolveu servir ao Senhor Jesus Cristo na condição de Padre.

Tudo isto há 56 (cinquenta e seis) anos.

O Bispo, então, resolveu perguntar ao padre se ele tinha deixado patrimônio(bens materiais) em sua terra e, que naquela hora, fizesse um solene “voto de pobreza”. Zé Augusto - ainda jovem, não entendeu direito, e pediu explicação.

E o Bispo cuidou de esclarecer: “Quero que você faça uma doação a Igreja Católica de suas 50 vaquinhas”.

Foi o suficiente pra conversa ter um fim: “Vá pra casa do caraí seu Bispo. Minhas vaquinhas doei a papai e mamãe que precisam e moram no Cruzeirinho”.

O bispo nunca mais chamou José Augusto pra se confessar!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer