O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Uma homenagem - jornalista João Brígido. Patrono oficial do XV Congresso Estadual de Jornalistas do Interior. Icó em 26, 27 e 28 de junho de 2015.


João Brígido foi um dos jornalistas mais polêmicos na história da imprensa cearense. Nascido em 03 de dezembro de 1829, na Vila de São João da Barra (então pertencente à província do Espírito Santo), foi trazido pelos pais ao Ceará com pouco mais de um ano de idade. A família fixou-se em Icó.

Estudou em Jucás e Quixeramobim e, mais tarde, lecionou em Jardim, Barbalha e Crato, cidade onde também começou a exercer a advocacia, como rábula.

Iniciaria sua explosiva carreira jornalística como redator-chefe do jornal O Araripe, que circulou a partir de 1855 no Cariri. Mas foi mesmo nas páginas do Unitário - jornal fundado por ele em 1903 - que João Brígido iria se revelar um polemista nato. A partir dali, deflagraria uma série de histórias e inflamadas campanhas jornalísticas.

Dono de um texto ferino angariou para si ódios pessoais e grandes desafetos. Foi deputado federal, senador e deputado estadual.

Publicou, entre outros livros, Miscelânea Histórica (1889), O Ceará - Lado Cômico (1889) e Este Ceará - Homens e Fatos, editado originalmente em 1919. Morreu em 14 de outubro de 1921.

# Texto escrito pelo historiador Altino Afonso, da Secretaria de Cultura e Turismo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer