O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Deputados buscam solução para a UFCA em Icó.


O deputado Domingos Neto garantiu que o município de Icó não vai perder o Campus da Universidade Federal do Cariri, que materializa ensino superior público e de qualidade para a juventude de todo o Vale do Salgado.

Acompanhado do ex-deputado Neto Nunes, que representou o mandato da deputada Laís Nunes, Domingos Neto manteve audiência ontem, 25/08, com o Secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias, que manifestou interesse e empenho em equacionar o problema.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi criada pela Lei 12826, de 05 de junho de 2013, a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Ceará. Composta por cinco campi, com natureza jurídica de autarquia, a UFCA é vinculada ao Ministério da Educação e está sediada em Juazeiro do Norte, onde oferece nove cursos de graduação.

Os demais Campi estão localizados em Barbalha onde funciona o curso de graduação em Medicina; no Crato, com o curso de graduação em Agronomia; em Brejo Santo, com Licenciatura em Ciências Naturais e também o Instituto de Formação de Educadores.

No Campus de Icó, oferta-se inicialmente o curso de bacharelado em História, bem como é sede do Instituto de Estudos do Semiárido. A grande dificuldade, que tem preocupado as lideranças de Icó, é a indefinição sobre o terreno para sediar o equipamento que foi uma conquista da gestão municipal anterior.

Com a mudança na prefeitura, o atual administrador não demonstrou o mesmo interesse. As articulações para dotar Icó de um Campus da UFCA tinha como contrapartida da prefeitura a doação de um terreno de 20 hectares.

Domingos Neto confirmou que irá participar da audiência pública que será realizada sábado no município para debater o tema.

“Faremos uma grande orquestração política para não frustramos os sonhos da juventude de Icó”, garantiu o parlamentar que ontem também levou o assunto ao presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Saraiva Felipe,( PMDB/MG) Segundo o ex-deputado Neto Nunes, para não perder o equipamento, há particulares que se dispõem a doar terrenos com capacidade de instalar a UFCA, citando os irmãos Luciano e Júnior Bastos, Henrique Nunes e Laucimar Pereira.

“O problema que a legislação exige que a doação seja feita entre entes públicos”, explicou Neto Nunes.

Atualmente, as aulas do curso de História são ofertadas em prédios cedidos e está na segunda turma. Destacando a natureza do curso, que tem ênfase em gestão do Patrimônio Histórico e Cultural e em gestão do Patrimônio Socioambiental, Domingos Neto disse que o equacionamento da questão do terreno pode viabilizar outros cursos também compatíveis com a vocação econômica e social do Vale do Salgado e Região Centro Sul, como agronomia.

Em Icó, funciona um dos perímetros irrigados do DNOCS e a expectativa é que justamente a UFCA ocupe terrenos do DNOCS.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer