O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

sábado, 12 de setembro de 2015

A BARRAGEM SUBTERRÂNEA É UMA ALTERNATIVA PARA O REPRESAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO GARANTINDO ÁGUA NOS CACIMBÕES.



Estamos no quarto ano de seca consecutiva no nordeste. A falta de água está colocando a população nordestina numa situação difícil. No Icó, começa a faltar água para beber, poços e cacimbões secando e os carros pipas que abastecem as comunidades não estão conseguindo atender a demanda.

A previsão é que no próximo ano a seca continue. Fica claro então que algo deve ser feito este ano para aproveitar toda a água que vier das chuvas.



Considero a construção de barragens subterrâneas uma alternativa viável e que deveriam está sendo construídas nos leitos dos riachos. Não chorando o leite derramado, deve-se adotar uma estrategia para que no próximo ano os cacimbões fiquem perenes e o sofrimento por uma lata d'água seja aliviado.



Lembrando que no final de setembro o acude do Óros não mais enviará agua por gravidade para o acude de Lima Campos e o bombeamento no momento parece que não vai haver.

(Por Dr. Marcos Barreto).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer