O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

domingo, 13 de dezembro de 2015

BOM DIA MACÁRIO BATISTA!

Estou em Juazeiro do Norte, capital da fé do meu Ceará, e respeitando às tradições nordestinas, visitei no último sábado o horto, onde do alto avista-se toda a cidade caririense, e, lógico, troquei alguns dedos de prosa com o padim Cícero Romão Batista - santo do povão -, e, entre um cafezinho e outro, sai fortalecido com a certeza de termos um final de semana completo e por demais abençoado.

A máxima de quem vai à Roma tem que ver o Papa, também existe na prática nestas bandas do Ceará; pois bem Macário, após às solenidades religiosas de ontem, sigo agora à praça mais popular do Cariri, ao encontro do povo, de suas lendas, anedotas e histórias cotidianas.

Localizada bem no centro comercial, a praça chama-se também de Padre Cícero, e ela, tem um guardião permanente: o Sr. Francisco Gomes, mas conhecido por "Adautinho", alcunha recebida por sua paixão sem limites pelo Coronel Adauto Bezerra, ex-governador e filho ilustre deste torrão.

Fino discursador e político vocacionado, Adautinho vai logo se antecipando ao meu bom dia:

- "por favor moço, pergunte por todo mundo, menos pelo Raimundão Gente Fina, prefeito da cidade, pois ele é meu amigo e do coronel Adauto".

O simpático "dono" da praça deu o "mote" para o início da conversa, afinal, sou um cearense da cabeça chata 'metido' a jornalista, tal qual Chico Numa Bôa da Assembleia Legislativa e Deusimar de Oliveira, lá do Lima-Campos, em Icó.
- "E a gestão de Raimundão, como anda?", cuidei de perguntar.

Esperto, Adautinho olha para os lados, e, responde na lata:

- "Eis o problema, ela não anda pra canto algum. Está bem ruizinha, em que pese ele ser ótima pessoa. E o pior moço, um tal dum promotor de justiça daqui, junto com um juiz de direito, bloqueou todos os seus bens, carros e dinheiro; dele e do dr. Marnewton, médico de Iguatu, que estava comprando uns terrenos por aqui mais ou menos esquisito's".

Adautinho sabe das coisas! Ele é o próprio povo nas praças, nas ruas, nos becos e nas igrejas. E como sabe, o Adautinho!

Com administração desacreditada e agora melada nas tintas judiciais, com todos os olhos acusadores da espada da lei em sua direção e em seu desfavor, Raimundão Gente Fina mantêm-se vivo por sua humildade e tradição. Somente!
Mas ouvindo outras vozes letradas, em Juazeiro do Norte, sabe-se que a sorte desta cidade é que ela tem um prefeito eterno: Padre Cícero! E que as instituições privadas, aqui, funcionam a pleno, com grande geração de emprego e renda, em detrimento ao fracasso da seara pública.

Mas caminho pelas ruas a ermo, como se pesquisador fosse de algum instituto de opinião pública.

E logo vejo um carro atravessado no meio do trânsito, dentro do automóvel, o filho do Raimundão, conhecido por todos apenas por "Maurinho Atrapalha Tudo". Saí daí rapaz, deixe a coisa andar...gritou um adversário do outro lado da calçada!

Mas a frente, surpreso, encontro o ex-deputado Manoel Salviano, que ávido a ser prefeito novamente, foi logo simpático a nos cumprimentar:

- "Como vai seu pai? Gosto muito dele! Recomende meu forte abraço", disse, dando às costas e saindo sem pagar o cafezinho da banca de seu João.

João do Beco, foi logo dizendo: "Pense num velho rico e miserável, seu doutor; não lhe cobrarei pelo café, deixe por conta do santo".

Como tenho dotes de humor, cudei de finalizar o discurso de João: "E doido, pois meu pai partiu desta pra uma melhor em 1985, em Icó, e, nunca viu falar em Manoel Salviano".

Lembro agora, Macário, do finado Zé Lins - o senador de um milhão de amigos -, que cumprimentava o seu próprio motorista, que prestava serviços à ele há 30 anos, como se fosse um desconhecido apresentado há pouco.

Mas é assim mesmo, memória de político fora de pleito eleitoral, é ruizinha igualmente ao trabalho a frente da prefeitura juazeirense.

Mas a vida segue, querido Macário!

Vou ao mercado comprar uns rosários de côcos, umas fitinhas de todos os santos, rezar, dá três pulos, e, gritar bem alto pra todo mundo ouvir:

- "Obrigado meu Padim, prefeito eterno desta cidade, onde se movimenta exclusivamente pela fé e esperança de sua valorosa gente".

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista. Membro da Associação Icó Patrimônio Vivo).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer