O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

segunda-feira, 16 de maio de 2016

GETÚLIO OLIVEIRA: “O POETA DO VERSO CERTEIRO.(ANIVERSARIANTE DO DIA).


Simplesmente Getúlio Oliveira! Homem e cidadão do mundo, que é de tudo um pouco: escritor, poeta, marido, advogado, empresário, pai, avô, professor, metido à jornalista, amigo e amante eterno do Largo do Theberge, das ruas planas onde sopram os ventos do Aracati e do Mossoró em Icó.

Na juventude, foi um dos criadores do “Domingo Cultural”, ponto de encontro onde convergiam todos àqueles que de espírito desarmado, procuravam a boa música, a alegria, o bate-papo, o namoro saudável.

Exerceu importante função, em nível de Estado e de Brasil, no Leo-Lions.

Já naqueles tempos, há mais de trinta anos, com sua sensibilidade, trouxe ao Icó o maior dos poetas do mundo: Patativa do Assaré. Mais adiante, Ivanildo Vila-Nova.

Getúlio correu o mundo, enquanto servidor do Banco do Brasil. Foi seu gerente, sempre reconhecido por sua ousadia e extraordinária competência. Esteve em Cuba, apreciou o bom “Rum” e o Estado “socialista” chefiado pelo eterno Comandante Fidel Castro.

Foi-se do Icó. Brilhou em outras terras, mas sempre levando consigo a marca Icó.

Em 1998, retorna ao torrão pátrio. Na sua bagagem cultural, novos sonhos. De logo, por nossa iniciativa e sugestão, assume a Secretaria de Cultura do Município. Tudo a ver com Getúlio.

O Patrimônio Histórico de Icó vivenciava apenas suas histórias, lendas, descritas por Miguel Porfírio, Idelsuite Lima, Eleneuda Sousa e pelo historiador Afonso Altino, citando alguns nomes importantes da urbe.

Pé na estrada, ideias e ideais, Getúlio Oliveira foi à Brasília (DF), ao lado do Dr. Kildare Colares, engenheiro civil, onde apresentaram e expuseram a importância de nosso acervo cultural.

Não deu outra: recursos do Governo Federal foram alocados em demasia para salvar e preservar nossos prédios, igrejas e casarões, na gestão Neto Nunes.

Foi um festa. Uma alegria!

Em parceria com outros bons icoenses, lança o noticioso Folha do Salgado, que depois passa a ser denominado de Notícias do Vale. Recentemente, o livro "Canto, Batuque e Louvor".

Hoje, de cabeça branca, curte a vida ao lado de sua esposa Ana Glésse, mulher inteligente e elegante, prósperos empresários de Icó, além de continuar com todos os seus projetos, um dia utópicos, hoje realidade.

Resta-nos, neste momento, na singela homenagem, deixarmos um recado ao poeta do verso certeiro:

- “A poesia é uma das mais nobres manifestações da arte literária, principalmente, quando escrita e cantada em prosa e verso por Getúlio Oliveira, poeta popular que transforma a dureza da vida em lirismo e canta, com veemência a resignação, sofrimento e esperança do povo nordestino”.

Hoje -16\5, completa mais um ano de vida, onde recebe os cumprimentos dos amigos, conterrâneos, clientes, familiares, esposa, filhos, tios, irmãos, sobrinhos, netos, e ledores de seus livros e poesias, rogando a Deus para que se mantenha sempre reto, culto, sereno, com saúde e paz, sucesso pessoal e profissional e, claro, de bem com a vida.

Parabéns!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer