O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Vaquejada: Patrimônio do Nordeste!


A vaquejada é uma representação típica da cultura nordestina. Bem além de ser considerada uma modalidade esportiva, a vaquejada carrega em si o espírito bravo e persistente do povo nordestino. A decisão do STF em considerar inconstitucional a vaquejada traz espanto e inconformismo, afinal, é uma manifestação histórico-cultural surgida, segundo os historiadores, entre os séculos XVII e XVIII.

Para se ter ideia da sua grandiosidade, a vaquejada gera 120 mil empregos diretos e 600 mil indiretos. É claro que em alguns eventos podem existir excessos. Mas será que é preciso extinguir toda a atividade por causa de exceções? 

O que eu defendo é uma discussão sobre o tema, uma regulamentação da atividade e definição de regras de como o animal deve ser tratado que garanta sua saúde e integridade física, porque eu acredito que isso é possível e poderemos manter preservada essa tradição cultural típica do Nordeste.

Para concluir, enfatizo que sou contra a tourada porque a vejo como um espetáculo cruel em que o único objetivo é matar o animal. A vaquejada, ressalto, é uma manifestação típica do Nordeste, tal qual o rodeio é para o Sudeste, Sul e Centro-Oeste. 

O que está em risco é a perda de uma referência histórico-cultural nordestina e o fim de uma modalidade esportiva que gera emprego e renda para milhares de pessoas da região mais pobre do país.


(Por Deputado Federal Domingos Neto\PSD).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer