O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

VI Festival ICOZEIRO homenageará educadora Mazinha em 2016.

Maria Irismar Maciel Moreira, conhecida como professora Mazinha, tem 92 anos de muita história e serviço prestado à comunidade icoense.

Com 50 anos de atuação no magistério e atuação como professora em diversas gerações, além de trabalho destacado na Igreja Católica local, sobretudo na comunidade das irmãs do Santíssimo, juntamente com atuação em favor da comunidade icoense, Maria Irismar Maciel Moreira, a professora Mazinha, será a homenageada do VI Festival da Cultura Icoense.

Antes, em 2014, ela havia sido homenageada pela Câmara Municipal de Icó. A edição 2016 do ICOZEIRO ofertará à homenageada, de 92 anos vividos, a Comenda Eutímia Maciel Moreira (in memoriam), irmã de Mazinha e que teve atuação destacada como educadora e professora no Colégio Senhor do Bonfim e com atuação social, sendo carinhosamente conhecida como professora Timinha, a qual já foi homenageada com o nome do Coral da FENABB de Icó.

COMENDAS - No histórico do Festival ICOZEIRO, o evento busca, anualmente, homenagear pessoas com atuação destacada na área social e/ou cultural em Icó e também nomeia as comendas com nomes de icoenses falecidos e que tiveram atuação de grande relevância à comunidade. Já foram homenageados, pela ordem cronológica: em 2011, historiador Altino Afonso Medeiros (Comenda Pedro Franklin Théberge); em 2012, Dolores Pereira Mota (Comenda Adília Albuquerque de Morais); em 2013, Moacir Monteiro Brasil (Comenda Miguel Porfírio de Lima); em 2014, Dr. Francisco Rossini Farias Camelo (Comenda Ana Nogueira Batista); e em 2015, Raimundo Getúlio Pereira de Oliveira (Comenda Poeta José de Oliveira Neto).

PERFIL DE MAZINHA - Maria Irismar Maciel Moreira, filha de Manoel da Silva Moreira e Maria Maciel Moreira, nasceu em 18 de fevereiro de 1924, no distrito de Alto Santo, município de Limoeiro do Norte, Ceará, e veio com apenas 2 anos a residir em Icó, devido ao falecimento de sua mãe. Ao lado de seu pai, recebeu os cuidados de sua tia Ana da Silva Moreira, conhecida como Donana, na Rua Dr. Inácio Dias (Rua Larga), no mesmo endereço que hoje Mazinha ainda reside.

Aos 7 anos, Mazinha fez a primeira comunhão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação e concluiu o primário no Grupo Escolar do Icó. Em novembro de 1937, foi aprovada no exame de admissão na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Entre 1938 a 1942, dedicou-se aos estudos pedagógicos no sentido da prática educativa como fato social.

Mazinha recebeu, em 19 de novembro de 1942 o diploma de professora, regressando ao Icó e lecionando no Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, dirigido pela Congregação Filhas de Santa Tereza. Participou dos movimentos da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação do Icó e pertencendo a Associação Filhas de Maria, entidade leiga agregada e com pensamentos em torno dos princípios e práticas da religião Católica na sociedade brasileira.

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Icó de 1950 a 1954, na gestão do prefeito Francisco Maciel da Silva. Em reconhecimento pelo seu trabalho à Educação, o prefeito José Walfrido Monteiro a homenageou e colocou seu nome em uma escola da Sede do Município: Escola Maria Irismar Maciel Moreira, na Rua São Geraldo.

Completando a trajetória voltada a Educação, a professora Mazinha ensinou no Ginásio Nossa Senhora da Expectação desde a sua fundação, em 1959, que viria a se tornar o CIENTE. Foi nomeada professora estadual, passando a exercer o cargo de diretora da Escola de 1º Grau Lourdes Costa.

Em concurso promovido pelo CADES - Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário, por um período de 15 anos, de 1975 a 1989, dividiu com a sua irmã, a professora Timinha, a direção do Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, onde alunos mesmo sem condições financeiras eram recebidos sem nenhum custo. Em 1992, completou 50 anos de Magistério.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) / VI Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2016

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer