O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

sábado, 16 de setembro de 2017

PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Resultado de imagem para padre antonio vieira icó
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Padre, político, advogado e escritor de primeira, Antonio Vieira fez história em Icó, máxime na federação pátria.

Inquieto, de discursos violentos, mas com inteligência extraordinária que preenchia qualquer ambiente. Restou também conhecido em toda federação pela defesa intransigente do "Jumento".

Foi-se do Icó, à época, mas nunca esqueceu a nossa gente. Também, registre-se, o nosso povo sempre o referenciou; participamos dos lançamentos de vários de seus livros. O calçadão do Teatro da Ribeira dos Icós cedeu espaço para o lançamento de um de seus livros.

Lembro-me até hoje. Não esqueço, também, que ao final do evento cultural bebericamos algumas doses de uísque, até mesmo em demasia.

Padre Antonio Vieira era assim: uma espécie de gênio, atrevido, suave em algumas vezes, e não deixava passar em branco um só momento.

Para minha felicidade, já na condição de Vice-Prefeito do Icó, fui designado pelos colegas vereadores para fazer a saudação oficial, quando da entrega do título de cidadania icoense ao Padre Antonio Vieira.

Confesso, que fiquei arrepiado, pois qualquer palavra fora do contexto histórico, local, etc, sofreria uma resposta com todas as suas forças.

O evento foi um sucesso! A fala do Padre, como sempre, cheia de surpresas. Narrou fatos dantes desconhecidos, esclarecendo até, que vinha um hospital público de grandes proporções para o Icó e, que este, foi desviado por disputas políticas.

Não é a toa que o nosso povo sofre até os dias atuais, sobre vários aspectos. Como se observa, as DIVERGÊNCIAS dividiam pessoas, o que é natural na vida pública, mas não somavam nunca na hora dos resultados positivos que se esperavam.

Umas das passagens manifestou o padre: “me desculpem todos vocês aqui ouvindo este velho em fim de vida. Mas alguns políticos são iguais a palhaços, tudo com dois “P” iniciais. Ocorre, que o palhaço faz o povo rir, mas não rir do povo; enquanto alguns homens públicos passam o tempo todo rindo do sofrimento alheio”.

Inteligente, já que a plateia era praticamente lotada de homens públicos, ele emendou: “Mas prefiro acreditar que vocês atendem o ensinamento de Aristóteles, que um dia pontificou: POLÍTICO E POLÍTICA BOM FAZEM DO SEU TRABALHO A ARTE DE BEM ADMINISTRAR”.

Assim era o Padre Antonio Vieira, falando no improviso, como palavras que são desígnios de Deus.

Chegou a ser Deputado Federal, porém, cassado pela ditadura militar.

Aí é outra história que contaremos depois.


(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer