O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

domingo, 29 de outubro de 2017

MUNICÍPIO DE ICÓ INSTALA SEDE DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA).


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e comida

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó instalou e inaugurou nesta quarta-feira, 25, a sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a presença de agricultores, sindicatos e movimentos sociais do meio rural, lideranças políticas e comunitárias; vereadores e secretários, além das autoridades municipais icoenses, lideradas pela prefeita Laís Nunes e pelo secretário Geraldo Sabino.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Como funciona.

Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.

Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.

Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los nos momentos mais propícios, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.

A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais.

“É importante esse programa, porque é um espaço próprio para fortalecer a agricultura familiar de nossos sertanejos, facilitando a entrega aos seus produtos”, disse Geraldo Sabino.

A prefeita Laís Nunes; o ex-deputado Neto Nunes; o secretário Geraldo Sabino; o vereador Eliseu Amâncio; Roberto Santana, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STTR); Fábio Pereira, Coordenador do PAA local e a gerente do Banco do Brasil de Icó, Patrícia Siqueira, falaram aos presentes no evento, explicando a grande importância do projeto aos munícipes icoenses.

“Esse projeto fortalece a agricultura familiar e promove o bem comum”, registrou a prefeita Laís Nunes.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer