O BLOG QUE FALA SÉRIO! fabriciomoreiraadv@gmail.com .

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ELEIÇÃO ESTADUAL DE 2018 JÁ É O CARDÁPIO DO CAFÉ, ALMOÇO E DO JANTAR.

FOTO: ARTHUR LUIZ
Assim como na Copa do Mundo, as eleições estaduais só eram movimentadas a cada quatro anos, e às vezes, na antevéspera das convenções que escolhiam os cargos a mandatos majoritários e proporcionais, à peleja do pleito, após as solenidades formais.

Bem, era assim, era...!

Hoje, praticamente a um ano das eleições que escolherão um Presidente da República e vice; senadores, deputados federais e estaduais; governador e vice, idem, os parlamentares de cada estado da federação, todos já sabem quem serão os homens da luta do povo, e, pasme, até a listagem dos eleitos de ponta a ponta, com a maior votação e dos que sentarão na cadeira(Assembleia e câmara) por designação da repartição do quociente eleitoral.

Na discussão jurídica, muitos passeiam no campo da propaganda e eleição antecipadas, porém, na prática nunca vi um líder político sequer ter conseqüência por essa suposta candidatura precoce; afinal, a tendência de quem se lança cedo no jargão partidário(e das ruas), na mesma conseqüência, é de se cansar mais rápido também. Digamos que, na parêmia popular, é considerado tal qual um “Cavalo Paraguai”.      

Como sou afeito, também, da discussão política cotidiana, faço parte de algumas dezenas de grupos de WhatsApp, em que até os possíveis suplentes já estão identificados hoje. E anote: já declararam todos os eleitos as eleições de 2018, com a proclamação dos resultados, et cétera e tal.

Existem também, os mais afoitos, que escolhem os seus próprios candidatos; os seus adversários, e até quem não pode e nem deve ser candidato, por hipótese alguma.

Como diria meu primo, eterno vereador de Icó, França do Picolé, “aí já é demais!”.

Enquanto isso, em seu exílio democrático, o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, entra na onda da precocidade da disputa, e se coloca como pré-candidato ao Senado da República e, de igual sorte, anuncia que a “Segunda Vaga” a pisar, novamente, no tapete azul de Brasília, em uma coligação que poderá envolver o PT, PDT e PMDB, deva ser de Eunício Oliveira.

Pois bem, Cid Gomes também é profeta da precocidade, fala em SEGUNDA vaga, pois, a PRIMEIRA como diz o próprio, é dele mesmo.

Ora bolas, está certo o Cid, quem faz propaganda de graça é o verdureiro Antonio Batista do Icó, que ao pagar anúncio em uma rádio icoense, anuncia: “A minha banca fica ao lado do Armazém Paraíba”.

E quem desejar ser o Cavalo Paraguai do pleito, que amarre a sela, pois segundo minha profecia do apocalipse - o povo, em 2018 estará mais cabreiro do que a “Burra Tentação”, nos secos campos do sítio Nova Itabira às margens da BR-116.

O que vale mesmo é a luta das idéias!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).  
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Copyright © FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA | Powered by Blogger Design by RaffaelNojosa | Blogger Template RN Solucões em designer