terça-feira, 3 de agosto de 2021

Ponte Piquet Carneiro em Icó!



A Ponte Piquet Carneiro, um dos cartões portais de Icó, é a principal via de acesso à região centro sul através da CE 282, denominada Rodovia Deputado Tarcísio Monteiro.

É uma obra em concreto armado, implantada pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS, atual DNOCS) em 1939.

Pelas características próprias de sua estrutura e pelos processos de construção empregados na sua execução, pode-se denominar essa ponte como uma obra de utilidade social, econômica e ao mesmo tempo ornamental.

A construção teve início no dia 03 de julho de 1937. Sua estrutura conta com três pares de arcos parabólicos tri articulados de 40m de corda e 8m e 30cm de flecha.

Tem suas articulações nas nascenças e no fecho; essas articulações são formadas por um feixe de 20 barras de ferro redondo e com 3m de comprimento curvadas das extremidades para o centro, ligadas por estribos e devidamente soldadas.

Tem uma extensão total de 8,50m de largura e 150m de comprimento, sendo na largura 5,50m destinado para via de rodagem e 1,5m para os passeios laterais (1,5m para cada lado).

Durante o período invernoso, o Rio Salgado, que passa sob a ponte Piquet Carneiro, enche e vira atração turística na região; muitos jovens sobem nos arcos da ponte e saltam lá de cima, através de pulos ornamentais, utilizando câmara de ar automotivo ou o próprio braço para nado.

São arrastados rio a dentro pela correnteza...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.